O hábito de comer Fondue remonta à II Grande Guerra, na Suíça. Os camponeses que moravam nas montanhas não tinham como se deslocar para às cidades e buscar mantimentos, devido à guerra e aos rigores do inverno. Como eram produtores de leite e fabricavam muito queijo, inventaram uma comida quente, simples, saborosa e principalmente nutritiva. Surgiram então os charmosos Fondues de queijo e de chocolate.
Hoje conhecemos outros tipos de Fondues como o de carne e de camarão, mas estas já são adaptações do paladar brasileiro de uma técnica de servir, já que “fondue” significa derreter.
O Fondue deve ser servido sempre acompanhada de molhos, e cada receita tem diversos tipos de molhos e cremes que podem ser utilizados. Também podem ser usados como acompanhamentos ketchup, molho golf, molho chutney, molho de mostarda, molhos de frutas e frutas em mostarda, picles, cebolinhas e rabanetes.
Como servir o fondue
São necessários alguns utensílios básicos para o preparo: um fogareiro de chama descoberta, uma caçarola para servir ou uma frigideira para fondue de cerâmica refratária, própria para fondue de queijo ou de chocolate. Para cada convidado um ou dois garfos compridos.
Os preparativos seguem na cozinha de acordo com a receita. A carne, pão, peixe ou verduras, deverão sempre ser cortados em pedaços pequenos ou cubos. Ao servir a panela deve ser colocada no centro da mesa e a chama deve ser mantida acesa.