Um pouco de história
Originário da Ásia, possivelmente China, o arroz é hoje um dos principais alimentos na culinária brasileira. Foi uma das primeiras culturas agrícolas do homem, sendo cultivado há cerca de 5000 anos. Após as invasões árabes à Península Ibérica o arroz chegou ao sul da Europa e de lá acabou espalhando-se pelo mundo. Acredita-se que tenha sido trazido para as Américas por volta de 1694, encontrando condições climáticas favoráveis e espalhando-se por todo o continente.
É uma planta anual, da família das gramináceas, que pode atingir altura superior a 1 m. As sementes nascem em densas espigas, distribuídas em hastes. Após colhido é descascado e passa por um polimento a fim de adquirir a coloração branca que estamos acostumados a ver. O engorduramento deixa-o brilhante e a desidratação ajuda a conservá-lo. Quando os grãos são apenas descascados temos o arroz integral.
Não é só na alimentação que o arroz desempenha um papel de importância. Na China acredita-se que tenha alma, o que até certo ponto é facilmente explicável, já que vem do arroz grande parte do sustento da população, o que dá a ele um valor simbólico semelhante ao do pão na cultura judaico-cristã. O saquê, tradicional bebida japonesa, é uma aguardente preparada a base de arroz.
Valor nutritivo
No arroz branco grande parte do valor nutritivo do arroz perde-se durante o beneficiamento. Rico em amido, é uma grande fonte de energia. Já o arroz integral conserva grande parte de seus nutrientes, contendo proteína, fósforo, ferro, cálcio e vitaminas do complexo B.